Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de junho de 2013

BV no mercado de Assessoria de Casamentos

por Sylvia Queiroz - 25 de junho 2013

Aproveitando o clima de clamor por mudanças e por respeito, que vivemos atualmente no Brasil, e complementando a coragem de um fornecedor do mercado de casamentos que citou recentemente: " Vamos moralizar o Brasil começando por nós: Assessoras, parem de pedir comissão para nos indicar ! ",  resolvemos escrever este post.

O famoso e tão discutido "BV", ou "Bônus de Venda", ou mais claramente, uma "comissão",  paga a quem efetua a indicação de um fornecedor de um produto ou serviço, para os noivos, ganha cada vez mais adeptas no mercado de Assessoria de Casamentos. 

 O recebimento desta comissão por parte das empresas de assessoria não seria tão maléfica se não fosse o fato dela nem sempre ser transparente aos clientes da assessora (os noivos).

Com raras exceções, este ganho "extra", gerado pelas comissões cobradas dos fornecedores que a assessora indicará aos noivos, não é informado antecipadamente, e de maneira clara, ao casal.

É muito comum algumas assessoras cobrarem dos noivos um valor de honorários mais baixo do que o mercado pratica, e se compensarem, financeiramente, das comissões que pedirão aos fornecedores que elas indicarem, sem o conhecimento dos noivos. 

Obviamente é uma forma danosa de concorrência, além de ser uma prática que inflaciona muito os preços dos demais serviços, pois nem todos os fornecedores conseguem bancar, do próprio bolso, o custo dessas comissões, e acabam repassando tal valor aos clientes, que sem saber, pagarão mais caro por esses serviços.

Além disso, forma-se um círculo vicioso e de interesse financeiro entre assessoras e fornecedores, que afeta todo o mercado e que pode resultar em uma relação que atende mais ao interesse dos contratados, do que ao interesse dos noivos contratantes.

Os noivos devem ter muita atenção e cuidado ao entrevistarem os responsáveis pelo serviço de Assessoria, argumentando e questionando, objetiva e claramente, sobre a exata forma de cobrança de honorários, para não serem enganados.

Como sempre e em tudo, não há milagres, e o aparentemente barato, poderá sair bem mais caro!