Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Religiões diferentes na hora de casar

Religiões diferentes na hora de casar

Por Patrícia Gattone, Tempo de Mulher

Religiões diferentes na hora de casar

Veja como organizar uma cerimônia entre noivos de diferentes credos, seguindo os conselhos de especialistas.

 
Independente da religião, faça prevalecer o amor do casal / Foto: Thinkstock
Independente da religião, faça prevalecer o amor do casal / Foto: Thinkstock

Por PATRÍCIA GATTONE
É comum encontrarmos casais com diferentes religiões, até mesmo pela enorme diversidade de credos existentes no Brasil. O último Censo Demográfico publicado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontou que 64,6% da população afirmaram ser católicos, 22,2% evangélicos, 2% espíritas, 8% disseram não possuir religião e 2,7% observaram ser de outras religiões. Mas na hora de casar, o amor prevalece. Por isso, vale a pena ter alguns cuidados especiais para lidar com essa situação de uma maneira saudável e tranquila. E desfrutar das alegrias que essa fase dos preparativos proporciona.
A assessora de casamento Sylvia Queiroz explica que é recomendado equilibrar as duas crenças para evitar chateações. "Não se deve privilegiar nem uma, nem outra religião. Por esse motivo, o ideal é optar por um ambiente totalmente neutro", afirma.
Os profissionais da área de eventos também orientam que o casal converse antes sobre o assunto e analise as práticas religiosas que desejam manter após o casamento. "Não tente e nem pense em converter o outro. Lembre-se que cada um tem a sua própria fé e que respeitar as diferenças é fundamental", orienta Loretha Rocha, assessora de eventos.
Para dar uma 'ajudinha' especial nessa hora e orientar os noivos na escolha da melhor opção de cerimônia reunimos as seguintes dicas:
Respeito aos pais e sogros - Sejam pacientes com seus pais e com seus futuros sogros. A tradição e o costume de cada religião incluem simbologias, comidas, feriados e celebrações específicas e, na cabeça das famílias envolvidas, os filhos deveriam estar casando com alguém da mesma crença. Esse é, muitas vezes, o entendimento dos pais. Por isso, pode levar algum tempo até aceitarem que não vai ser da forma como imaginaram a vida inteira.
Estude cada religião e seus ritos - Os noivos devem solicitar um roteiro de cada uma das religiões, pare que entendam a importância de seus rituais tanto pelo conteúdo quando pelas orações e duração da cerimônia. É sempre conveniente alertar aos pais e padrinhos que estarão envolvidos diretamente durante as bênçãos. Os convidados também precisam ser informados sobre o caráter ecumênico da cerimônia, mencionando no convite, para que possam compreender as diferenças dos ritos.
Dois celebrantes - A cerimônia pode ser realizada por dois celebrantes, um representando a religião da noiva e o outro a do noivo. Procurem escolher, juntamente com o profissional, os rituais e leituras mais significativos e adequados para o casal. Por sua vez, os cortejos de entrada e saída, de pais e padrinhos, podem ocorrer de acordo com a preferência dos noivos e não há regras a seguir.
Cerimônia ecumênica - Para algumas religiões, a cerimônia religiosa para casais de diferentes crenças poderá ser realizada em qualquer um dos templos, caracterizando uma “cerimônia ecumênica”. Quando isto é possível, o celebrante anfitrião deverá efetuar um convite ao celebrante visitante. Neste caso, os noivos devem escolher em qual dos dois templos preferem a celebração.
Como lidar com as críticas familiares - Para a família de ambos pode ser muito desconfortável estar com uma família que professa outra fé e que você não sabe qual a expectativa em relação a você. Talvez surjam muitas críticas, mas não desanimem nem mudem suas convicções, sejam pacientes e procurem explicar às pessoas o quanto valorizam a religião na qual cada um foi criado.
Reafirmação da crença - Os seus pais terão que compreender que, embora estejam se casando com pessoas de religiões diferentes, não estão negando os ensinamentos que eles lhes transmitiram. Essa talvez seja a melhor forma de conquistar a admiração e a simpatia de seus sogros e entrar para a família de uma forma harmoniosa, sem atritos.
Campo neutro - Quando as duas religiões não são favoráveis a uma cerimônia ecumênica dentro de um dos templos, resta, então, escolher um campo totalmente 'neutro' em relação às duas religiões, como um salão de festas.
Consulte o celebrante antes de marcar a cerimônia - Será sempre necessário consultar o celebrante de cada religião dos noivos para confirmar se eles realmente aceitam celebrar o casamento em conjunto antes de contratar o espaço, principalmente no caso de casamento de cristão, com um não cristão.
Alinhe os detalhes da celebração - Escolhido o celebrante de cada religião, estes deverão conversar, para se alinhar o melhor dia da semana, como será a cerimônia, quais as músicas comuns a ambas as religiões, quem celebrará primeiro, e como serão conduzidas as bênçãos para o casal, respeitando-se as suas respectivas crenças.
Diálogo sempre - Havendo algum ritual muito específico para uma, a outra religião também poderá incluir o seu ritual mais importante. No entanto, deve-se evitar qualquer situação que possa causar algum dissabor, sendo muito importante conversar com os dois celebrantes, em conjunto.
Converse sobre a orientação dos filhos que virão - Seria interessante, também, aproveitar este período de noivado para alinharem como vão educar os filhos que virão dessa união, porque cada religião possui formas diferentes de lidar com o nascimento de uma criança e o casal não vai poder esperar a chegada do bebê para definir como irão lidar com essa situação.
SERVIÇOS:
Loretha Rocha - www.loretharocha.com.br
Sylvia Queiroz - www.sylviaqueiroz.com.br