Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Wedding Planner Brasil 2010

Parabenizamos, de forma louvável e categórica, a atitude e a coragem das, ainda “meninas ”, mas assessoras competentes do CAES - Clube de Assessores de Eventos Sociais,  que organizaram o Wedding Planner Brasil 2010, realizado em 25 e 26 de outubro de 2010, e que teve como tema, “Em busca da Excelência”.

O tema não poderia ser mais atual e propício, para um mercado que está sofrendo uma verdadeira tormenta, em virtude de tantas pessoas inexperientes que se lançaram no mercado muito antes de estarem preparadas, de se aperfeiçoarem ou adquirirem as experiências mínimas necessárias para se apresentarem como “organizadores ou assessores de casamento”, ou pior ainda, de cerimonialistas! Para quem tiver a curiosidade de conhecer mais sobre a profissão, incumbências e responsabilidade de um cerimonialista,  acessem os links: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerimonial  -  http://www.sinprorp.org.br/  -  http://www.cncp.org.br/   - 

Durante o evento, foram discutidos e comentadas, amplamente e de portas abertas (bastava apenas se inscrever no congresso),  a  importância do Organizador ou Assessor de casamentos , a relação com os diversos profissionais da área, os elogios e as queixas que estes tem dos profissionais, e no que efetivamente contribuímos.
Por muitas vezes, o dedo foi literalmente colocado na ferida, mas era o que todos os cerca de 70 participantes, vindo de diversos estados do Brasil, necessitavam ouvir!

Somente discutindo abertamente e cientes das deficiências do setor, é que poderemos nos aperfeiçoar e crescer dentro deste mercado que se mostra mais promissor a cada ano, mas que infelizmente esbarra na total falta de informação, formação,  conhecimento e experiência de muitos ditos “profissionais”.

A todos que estejam apenas pensando,  ou se preparando, ou que acabaram de escolher o mercado de organização ou de assessoria de casamentos para trabalhar, somente por que amam este trabalho, ou somente por que adoram realizar festas e encontros da família,  parabéns! Você já tem a ferramenta principal!
Para os que já participaram de algum curso específico, ou mesmo uma faculdade de eventos, ou leram todos os livros disponíveis sobre casamentos, parabéns! Vocês estão no rumo certo!
Para os que ainda acharem que tem o perfil e informação suficiente para ingressarem neste mercado,  procurem primeiro trabalhar por um longo tempo como auxiliares e recepcionistas de eventos, para empresas experientes, para depois se lançarem como empresários!
O mercado, da mesma forma que nos recebe com algum receio,  ele nos expulsa sem piedade! É apenas uma questão de tempo!

Lembrem-se ou melhor, entendam  que,  para o cliente, a culpa sempre será sua se algo de errado acontecer. E vocês têm que estar preparados para resolvê-los imediatamente, de forma discreta, natural e se possível invisível!!! Ninguém pode notar!  Isto chama-se segredo de bastidores!

Vocês precisam ter parceiros que te ajudem nas emergências, e este relacionamento somente será alcançado depois que vocês demonstrarem que sabem respeitá-los e também obtiverem o respeito deles.

Sylvia Queiroz