Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A importância da assessoria de casamentos e o papel do organizador

A importância da assessoria de casamentos e o papel do organizador

Palestra proferida por SYLVIA QUEIROZ,  no Workshop Inesquecível Casamento, realizado no Hotel Sofitel, em 27/11/10.

ASSESSORIA DE CASAMENTOS
Traduzir os desejos dos noivos, em um evento extraordinário!
Muito além da COMODIDADE, este serviço não é um LUXO, mas uma importante ferramenta facilitadora que possibilita oferecer ECONOMIA, SEGURANÇA e TRANQUILIDADE.

FINALIDADE DOS SERVIÇOS
AJUDAR os noivos em todos os aspectos do PLANEJAMENTO, da ORGANIZAÇÃO e da COORDENAÇÃO do casamento, através do CONHECIMENTO obtido em EXPERIÊNCIAS anteriores.

REDUZIR as margens de erro, MINIMIZAR dificuldades, SOLUCIONAR problemas e incidentes, aplicando todas as técnicas de seu conhecimento e de sua grande experiência.

Assim, como um arquiteto e engenheiro, deverá CONSTRUIR o sonho dos noivos, e no dia do evento, como um maestro, ORQUESTRÁ-LO.

Avaliar o melhor caminho para que vocês atinjam os seus objetivos, necessidades e expectativas no mais curto espaço de tempo, evitando grandes desgastes físicos e emocionais.
A tranquilidade obtida permitirá que vocês desfrutem, com muito mais emoção e sem stress, todos os momentos que antecedem o dia do casamento, e aproveitem ao máximo, junto com familiares e amigos, as poucas horas de duração da festa de casamento.

COMPROMISSO DO ORGANIZADOR
Informar e atualizar os noivos sobre os melhores e principais produtos do mercado, que irão compor o casamento, para que vocês escolham os mais interessantes e adequados ao perfil de vocês.

Oferecer soluções viáveis, observando sempre a melhor relação custo/benefício.

Obter resultados mais vantajosos nas negociações por preços justos, descontos, prazos e formas de pagamentos.

Indicar fornecedores competentes e comprometidos com a entrega de produtos e serviços que não sejam apenas bons, mas sim, excepcionais.

 Assessoria perfeita é aquela que realiza o que os noivos almejam, com a verba que eles têm!

FERRAMENTAS
CONHECIMENTO profundo do mercado local e das principais tendências nacionais e internacionais.

Manter-se ATUALIZADO, através de cursos, leitura, treinamentos e congressos, nacionais e internacionais. O organizador tem que manter-se mais informado do que a noiva.

Desenvolver ótimo RELACIONAMENTO com  seus parceiros de  mercado, promovendo a integração necessária para que todos atuem como um time coeso,  em busca de um único objetivo: a satisfação plena dos noivos!

RESPONSABILIDADES
O trabalho da assessoria é um serviço intangível no aspecto físico, e somente tangível na imaginação de vocês. Por isso, conhecimento e competência são imprescindíveis para se conseguir exceder o combinado! Somente cumprirmos o que prometemos, poderá não satisfazer a todos.

Honestidade, transparência, ética, comprometimento, responsabilidade, disciplina, elegância, cordialidade, respeito, fidelidade e discrição são características importantes no perfil de uma boa organizadora. Ela tem que passar credibilidade o tempo todo!

A eficiência e a competência de uma assessoria de casamentos somente serão totalmente avaliadas após o encerramento do evento. Um serviço mal planejado, organizado sem conhecimento, informação e preocupação com os detalhes, poderá tirar parte do brilho, da magia e do sucesso do seu evento.

Motivar todos os envolvidos para que eles se dediquem ao evento de vocês, como se fosse o Único, e não apenas mais um casamento na agenda de cada um deles.

COMPETÊNCIAS PRINCIPAIS
Conhecer detalhadamente o cerimonial de cada religião ou crença, e as normas dos templos e dos espaços nos quais terá que trabalhar, além de respeitá-las.

O bom cerimonialista é alguém que além de entender esses rituais, conhece as regras de precedência, de etiqueta social e de respeito às hierarquias.

Tratar os fornecedores como parceiros e com eles manter um relacionamento de respeito, sinergia e união, visando que todos busquem sempre o sucesso total do evento.

Saber ser conciliador nos momentos necessários;  saber ouvir e respeitar opiniões diferentes.

Possuir conhecimentos jurídicos suficientes para entendimento e análise dos diversos contratos, opinar sobre eles e cuidar para que os noivos não sejam desfavorecidos.

Ser extremamente organizado; saber trabalhar com planejamentos e sistemas detalhados e abrangentes;  buscar sempre a excelência na qualidade dos serviços.

Saber prever e identificar problemas, bem como as necessidades de alterações e correções antes do evento, e não somente durante a sua montagem ou realização, pois poderá ser tarde demais.

Ser seguro e discreto em suas atitudes para que ninguém perceba os imprevistos que porventura ocorrerem.

AVALIAÇÕES DA EMPRESA
Checar se a empresa está estabelecida; se tem CNPJ ou registro atualizado; se fornece um contrato detalhado contendo o descritivo de todos os serviços propostos e prometidos.

Há quanto tempo está no mercado?  Quantos casamentos costuma realizar na mesma data?

Procure avaliar, através de fotos dos casamentos realizados, o aspecto geral dos serviços exibidos, o que poderá mostrar os atributos dos parceiros que trabalham com essa empresa.

Como ela será capaz de ajudá-los, e resolver eventuais problemas? Quais experiências difíceis ela já enfrentou e como as conduziu ou solucionou?

Peça explicações detalhadas sobre o desenvolvimento dos serviços e questione sempre que tiver qualquer dúvida! Pergunte, pergunte e pergunte! Não se intimide! 

Solicite que a empresa forneça algumas referências de ex-clientes e de fornecedores, e efetue um contato com eles.

Procure vê-la trabalhando durante uma cerimônia religiosa e observe o seu comportamento e atitudes.

Somente depois de conseguir obter todas as informações aqui mencionadas, é que será possível julgar se o serviço vale ou não o que está sendo cobrado.

O custo de uma assessoria de casamento é absorvido pela economia de tempo, melhores negociações com fornecedores e a grande tranquilidade obtida, itens que somente um bom profissional, experiente e competente, poderá proporcionar, além da segurança em receber indicações de empresas conceituadas e de confiança.

DICA FINAL
Embora o preço dos serviços de assessoria seja muito difícil de ser mensurado em um primeiro momento, lembre-se que este serviço, para ser executado de maneira satisfatória, requer muito conhecimento e muita experiência.

É muito fácil prometer-se qualidade dos serviços, mas poucos profissionais a praticam efetivamente.

Ser contratado para ajudar a realizar a cerimônia e a recepção dos sonhos do casamento de alguém, é uma grande responsabilidade!

Com valores muito baratos, você não irá adquirir os serviços de uma assessora ou de uma cerimonialista competente, mas sim o de uma recepcionista.

Fiquem atentos!!

FAQ
Quais são os principais serviços inclusos em uma assessoria completa?
Consultoria para o levantamento do perfil, objetivos, preferências e tamanho do evento;
Desenvolvimento do tema;
Planejamento geral para o início dos trabalhos;
Pesquisa dos fornecedores, indicações e visitas;
Negociações, análises de contratos  e contratações;
Organização e Programação do evento;
Reuniões Técnicas; Revisão e confirmação de todos os itens e entregas; Operacional e Logística;
Montagem do evento; Coordenação geral durante toda a realização do evento; Desmontagem;
Relatórios finais e avaliações.

Para o serviço de cerimonial, ou organização final do evento, quanto tempo antes os trabalhos devem ser iniciados?
O ideal é que se inicie três meses antes do evento,  para revisão e conhecimento de tudo o que foi contratado,  organização da programação detalhada do evento,  e visitas técnicas necessárias.

Se eu já tiver contratado todos os fornecedores, vocês também revisarão os contratos e coordenarão os serviços deles?
Sim!  É impossível efetuar a programação de um evento sem o conhecimento de todos os detalhes já contratados, e sem uma revisão geral e detalhada de todos os itens.
Sem informação, não há como efetuar uma boa coordenação!


Copyright  SYLVIA QUEIROZ – Direitos Reservados