Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de junho de 2013

BV no mercado de Assessoria de Casamentos

por Sylvia Queiroz - 25 de junho 2013

Aproveitando o clima de clamor por mudanças e por respeito, que vivemos atualmente no Brasil, e complementando a coragem de um fornecedor do mercado de casamentos que citou recentemente: " Vamos moralizar o Brasil começando por nós: Assessoras, parem de pedir comissão para nos indicar ! ",  resolvemos escrever este post.

O famoso e tão discutido "BV", ou "Bônus de Venda", ou mais claramente, uma "comissão",  paga a quem efetua a indicação de um fornecedor de um produto ou serviço, para os noivos, ganha cada vez mais adeptas no mercado de Assessoria de Casamentos. 

 O recebimento desta comissão por parte das empresas de assessoria não seria tão maléfica se não fosse o fato dela nem sempre ser transparente aos clientes da assessora (os noivos).

Com raras exceções, este ganho "extra", gerado pelas comissões cobradas dos fornecedores que a assessora indicará aos noivos, não é informado antecipadamente, e de maneira clara, ao casal.

É muito comum algumas assessoras cobrarem dos noivos um valor de honorários mais baixo do que o mercado pratica, e se compensarem, financeiramente, das comissões que pedirão aos fornecedores que elas indicarem, sem o conhecimento dos noivos. 

Obviamente é uma forma danosa de concorrência, além de ser uma prática que inflaciona muito os preços dos demais serviços, pois nem todos os fornecedores conseguem bancar, do próprio bolso, o custo dessas comissões, e acabam repassando tal valor aos clientes, que sem saber, pagarão mais caro por esses serviços.

Além disso, forma-se um círculo vicioso e de interesse financeiro entre assessoras e fornecedores, que afeta todo o mercado e que pode resultar em uma relação que atende mais ao interesse dos contratados, do que ao interesse dos noivos contratantes.

Os noivos devem ter muita atenção e cuidado ao entrevistarem os responsáveis pelo serviço de Assessoria, argumentando e questionando, objetiva e claramente, sobre a exata forma de cobrança de honorários, para não serem enganados.

Como sempre e em tudo, não há milagres, e o aparentemente barato, poderá sair bem mais caro!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post!
    Márcio Shaffer
    www.msfotos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, achei por meio do google!!
    Inclusive eu acho que isso poderia ser colocado no contrato da assessoria!

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando referências sobre o assunto e após ler alguns textos, este certamente é o mais claro e compartilha minha opinião sobre a prática de BV.
    Excelente argumentação!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Poucos profissionais falam deste assunto que, esbarra em ética e credibilidade por parte de todos os fornecedores. Parabéns!

    ResponderExcluir