Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Viagens aéreas para a lua de mel - Como enfrentá-las após a grande festa!

Prezados noivos,

Segue algumas recomendações para vocês enfrentarem melhor as longas viagens de avião, durante o deslocamento para a tão esperada lua de mel!!

Por mais que vocês estejam acostumados a viajar de avião, uma viagem mais longa sempre causa algum desconforto. O que dizer então se, após ter passado por um período de grande ansiedade com a organização do casamento, vocês tiverem que viajar no dia seguinte ao da recepção do casamento?

Se a recepção  for realizada à noite, onde a “balada” costuma ir até quase às 5 ou 6hs da manhã, e vocês tiverem que viajar no dia seguinte à tarde ou no final da noite, terão portanto pouquíssimas horas de descanso ou de sono.

Portanto, preparem-se para essa viagem!!

Torna-se quase obrigatório que vocês se organizem para se precaver contra uma possível indisposição ao acordarem no dia da viagem, munindo-se de medicamentos que possam ajudá-los em uma rápida recuperação, e que se alimentem corretamente quando acordarem, com alimentos leves e que não provoquem fermentação e gases.

Lembrem-se também que vocês permanecerão sentados por um longo tempo, em um ambiente de baixa pressão atmosférica, e com altitude elevada, portanto, a ingestão de líquidos é importante durante todo o dia, seja para desintoxicar o álcool ingerido na noite anterior, ou seja apenas para se hidratarem bem.
Neste ponto, evidenciamos a necessidade de  vocês aceitarem beber toda a água que o garçom dos noivos costuma oferecer, muitas vezes sob a nossa recomendação e insistência. Não nos queiram mal por isto, pois além de cuidarmos para que vocês possam aproveitar a festa até o final, também estamos pensando na disposição de vocês durante a viagem, e que também não corram o risco de perderem o vôo, como já aconteceu anteriormente!

Caso vocês tenham problemas com alteração de pressão, labirinto, enjôo ou ouvido, consultem um médico para que já saibam o que tomar em caso de uma crise e levem esses medicamentos com vocês.

Usem roupas confortáveis, que não amassem muito e que se ajustem ao corpo, oferecendo portanto mais conforto. Deixem um casaco fora da mala para usar no avião, caso o ar interno esteja muito frio e incomode o sono de vocês.

Os sapatos também devem ser o mais confortáveis possível, como um tênis, um sapato de salto médio ou baixo. Quando estiverem acordados, procurem se levantar algumas vezes e andar pelos corredores do avião por algum tempo, o que evitará o tradicional inchaço de pés e pernas; movimentem as pontas dos pés, flexionem os joelhos e estiquem os braços para cima, sempre que sentirem algum desconforto. Lembrem-se de levar na bolsa espelho, pente, escova de dentes, lenços umedecidos, creme para as mãos  e gloss. Vocês precisarão deles ao acordar.

Procurem chegar com muita antecedência ao aeroporto, deixando uma margem para os possíveis imprevistos, como uma chuva pesada, um possível alagamento ou um simples congestionamento.

Assim que o comandante informar o horário local no destino, ajustem o relógio, e assim já iniciarão uma adaptação do organismo ao horário local do destino. Se estiverem viajando para o oeste, com uma diferença de fuso maior do que 5/8 horas, o ideal seria não dormir demais no avião, pois assim facilitará o ajuste  ao horário local. Pensem que se chegarem no destino quase ao anoitecer, vocês poderão ter insônia à noite e não acordar dispostos no dia seguinte. Portanto, tentem se adaptar a essa diferença antes mesmo da chegada ao destino. Este ajuste poderá ser efetuado a partir de uma semana antes da viagem, dormindo uma hora depois do seu horário normal, se for viajar para o oeste, e indo para a cama uma hora antes, se for viajar para o leste.

Alimentação: Se estiverem viajando para grandes distâncias, seria bom evitar jantar em vôos noturnos. Isto ajudará o organismo a enfrentar a nova rotina que virá logo após o desembarque. Chequem o seu relógio para observar o horário do local de desembarque e pensem se será legal efetuar uma refeição pesada. Obviamente, uma refeição mais completa deveria ter sido realizada bem antes do embarque, para permitir pular o jantar do avião, caso estejam acordados e com fome. É importante ressaltar que as refeições servidas nos vôos, por serem preparadas com muita antecedência, contém alto teor de sódio! Se não resistirem, optem então pela massa, pois o carboidrato os ajudará a dormir melhor. Há ainda cardápios especiais para vegetarianos, diabéticos e kosher que podem ser solicitadas no momento da reserva do vôo.

Bebidas: Evitem e resistam ao máximo às bebidas alcóolicas! Bebam apenas muita água ou sucos.

Na chegada ao destino, caso ainda haja sol, deixem as malas no hotel, tomem um banho, vistam uma roupa apropriada ao clima e saiam para a rua. Caminhem pelo menos por uma hora, pois isto ajudará a aumentar o nível de vitamina D, o que reduz o efeito do jet leg, e propiciará um sono  bem melhor. Aproveitem para conhecer a redondeza, explorando o que há por perto.

Desejamos que as dicas os ajudem e que tenham uma excelente viagem e uma maravilhos lua de mel!! 

Abraços,

 Sylvia Queiroz e Tatiana Queiroz   

Nenhum comentário:

Postar um comentário