Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Casamento: conheça os direitos e veja dicas para evitar decepção
13 de maio de 201208h01 - Bruna Saniele - Direto de São Paulo - Portal Terra
http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201205131101_TRR_81194182
Depois de meses ou até anos de expectativa, a noiva entra no altar da igreja
ao som de uma marcha nupcial (mal tocada) e se depara com flores (murchas). Segue então para um salão (sujo) e descobre que o bufê escolhido não entregou o serviço prometido. Em um mercado que deve movimentar R$ 14 bilhões em 2012, segundo pesquisa do Instituto Data Popular, as noivas devem ter cuidado redobrado ao analisar contratos e fechar serviços para garantir que nada estrague o grande dia.

"Há vários fornecedores no mercado, com muita variação de preço e qualidade, então as noivas devem ficar atentas e fazer muita pesquisa", diz a presidente da Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais (Abrafesta), Vera Simões. Para ajudar as noivas nessa seleção por fornecedores, ela idealizou o evento Casar, uma das principais feiras do País, voltada para o mercado de luxo dos casamentos. "As feiras são uma forma das noivas terem um contato pessoal com vários fornecedores e conhecerem melhor os serviços", diz.

Segundo a Fundação Procon-SP, antes de fechar um contrato, os noivos devem pesquisar a situação dos fornecedores no site da fundação e da Receita Federal. A assessora técnica da fundação, Patrícia dias, diz que o principal problema encontrado pelos casais está relacionado ao descumprimento do contrato. Além disso, as redes sociais podem ajudam nas pesquisas. Mas a fundação faz um alerta: "é preciso deixar absolutamente tudo especificado em contrato".
A coordenadora da associação de consumidores Proteste, Maria Inês Dolci, reforça a opinião. Segundo ela, os casamentos são marcados com antecedência e, por isso, os noivos devem ter cuidados extremos com contratos e solicitar de antemão provas de produtos e serviços. "É um evento que ocorre apenas uma vez, o que der errado não tem como consertar", diz. Os fotógrafos e bufês são os campeões de reclamações, segundo a Proteste.
A nutricionista Liliane Moura, 33 anos, enfrentou um problema com o decorador que ia trabalhar em sua festa, realizada em abril em Belo Horizonte. Embora tivesse referência no mercado e contasse com indicações, o profissional decretou falência na semana do evento. A nutricionista teve que procurar outro fornecedor três dias antes do casamento. "Além de perder os R$ 7 mil que dei de entrada, também não pude escolher as flores do jeito que eu queria. Mesmo assim tive sorte de conseguir outro fornecedor e a decoração apesar dos transtornos ficou linda", conta.
Para a coordenadora, os noivos devem buscar referências e ficar atentos aos pagamentos. "O ideal é poupar e pagar o que for possível antecipado. Atualmente existem até consórcios para pagar a festa", conta. Para economizar, ela sugere manter uma lista de convidados enxuta e não ter pressa na hora de selecionar.
"Uma decisão apressada pode comprometer todo o evento. Se algo der errado, os noivos devem procurar a justiça para requerer uma justa indenização", completa. "Todo o cuidado é pouco, pois é um evento que não tem como pedir a reexecução do serviço. Mas com os contratos na mão, o consumidor pode pedir abatimento do valor pago, perdas e danos ou até indenização por danos morais", diz afirma Patrícia.
Veja os cuidados que os noivos devem ter ao contratar os principais fornecedores:
Templos religiosos
O local religioso não pode obrigar os noivos a optar por um pacote de serviços ( decoração, música, alimentação, foto e vídeo, por exemplo). Eles devem exigir o direito de procurar o fornecedor que quiserem, segundo o Procon. "A restrição quanto à escolha de prestação de serviço da confiança dos noivos configura prática abusiva passível de reclamação junto a um órgão de defesa do consumidor.".
Convites
O Procon diz que é recomendável que o serviço seja contratado com grande antecedência, pois se ocorrerem problemas, ainda é possível consertar."É importante solicitar, antes da impressão final, um croqui ou layout dos convites e demais impressos, se for o caso. Assim é possível evitar equívocos na grafia de nomes, tipos de letras e inscrições indesejáveis ou inadequadas", diz o manual. O pagamento deve estar vinculado ao prazo de entrega do material e , caso o cliente receba o produto em desacordo com o combinado tem direito de pedir a reexecução ou a restituição da quantia paga.
Festa
Conforme o Procon, os noivos devem vistoriar os salões, observando se possuem saídas de emergência e extintores de incêndio e, no caso de bufê, pedir provas do cardápio e participar de algum evento da empresa. "Ao fechar a contratação do serviço, tudo o que for tratado verbalmente deverá estar discriminado minuciosamente em contrato: quantidade e tipo de alimentos e bebidas, tipo e cores da decoração; tipo de flores e número de arranjos, quantidade de garçons, local, data, horário de início e término da festa, qual o destino dos alimentos não consumidos e se há prazo para ampliação ou redução dos serviços contratados", diz o manual. Caso o bufê contratado não seja do salão, é preciso especificar também quem será responsável pela limpeza do local.
Trajes
O Procon esclarece que o contrato de aluguel ou com uma costureira para produção do vestido da noiva deve conter detalhadamente tamanho, cor, tipo de tecido, modelo, apliques, data de entrega e devolução e como serão solucionadas situações em que ocorra algum dano ao traje. Também deve estar especificado se a lavagem está inclusa no preço do aluguel ou se deverá ser paga à parte na devolução. No momento da retirada e na entrega da roupa é imprescindível uma vistoria das peças. "O ideal é fazer um documento, assinado entre as partes, do estado em que foram entregues e as condições em que foram devolvidas", completa o manual.
Dia da noiva
No contrato devem constar todos os serviços (cabelo, unhas, maquiagem, depilação, massagem), além de dia e hora de chegada e saída, se a noiva se vestirá e sairá direto do local, se há outras noivas no mesmo dia e se estão incluídos testes, segundo o Procon.
Transporte
No contrato de aluguel de veículos deve estar especificado o modelo, cor, motorista, local onde buscar a noiva, trajeto e se vai aguardar para levá-la para outro lugar, tempo de locação e valor cobrado pelo período excedente, conforme o Procon. É importante verificar se o motorista tem licença para dirigir e se a documentação dele e do veículo estão em ordem, completa a fundação.
Cerimonial
De acordo com a Proteste, caso os noivos optem pela contratação de uma cerimonialista, profissional que ajuda na preparação do casamento, é fundamental que o casal esteja presente em todas as provas e escolhas de fornecedores para evitar qualquer decepção e também para garantirem que a festa ficará de acordo com seu gosto.
Decoração:Conforme a Proteste, o casal deve pedir uma amostra de cada tipo de arranjo e enfeite que será usado na festa. Os noivos também devem exigir a montagem de uma mesa para terem uma ideia de como ficará o salão.
Foto e vídeo
O Procon diz que os noivos devem verificar com o fotógrafo antes de fechar o contrato: se o álbum está incluso, qual o número de páginas, qual material será utilizado, se o estojo está incluso, qual o valor de uma página adicional, quantos profissionais irão cobrir a cerimônia e qual q data de entrega do material. No caso de filmagem, deve ser especificado o tempo de filmagem, o tipo de material e a data de entrega.
Lista de presentes
Ao escolher uma loja para colocar a lista, os noivos devem verificar, de acordo com o Procon: se o frete está incluso, se poderá trocar um presente repetido por outro, como serão as comprovações de entrega e as datas máximas para entrega e troca de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário