Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Registro de Imagens - Fotógrafos - Parte I - por Sylvia Queiroz

Foto e Vídeo para Casamento   Parte I  -  por Sylvia Queiroz

O registro das imagens de um casamento, é um dos itens mais importantes entre todos, pois documentará um momento  único na vida do casal, além da importância sentimental para todos os familiares e amigos íntimos, com eles envolvidos. Além disso, é o registro do rito de passagem mais importante e mais feliz na vida de uma pessoa.


Esta união, tão sonhada desde a infância, por todas as meninas, durante as brincadeiras com bonecas, o contato com as lindas histórias de amor das princesas, e mais tarde, ao entender o relacionamento amoroso entre um homem e uma mulher, tomará uma proporção enorme, pois ela carregará esse desejo e sonho por anos, até que, enfim, encontre o seu príncipe encantado e resolvam se casar. Esse dia será, sem dúvida nenhuma, o dia mais fantástico, mais feliz e mais lúdico na vida de uma mulher.

Os noivos serão o centro de todas as atenções, serão homenageados durante horas e tudo será absolutamente realizado em função deles. Durante o evento, todas as emoções de pessoas queridas, uma profusão de sorrisos de imensa felicidade, abraços calorosos, lágrimas de alegria, momentos espontâneos de muita diversão, descontração, naturalidade e de muita, muita energia, poderão ou não, ser intensamente e integralmente registrados, e se tornarão uma memória que poderá ser revisitada por décadas e mais décadas, por várias gerações das duas famílias envolvidas.

Para que a essência desses registros seja realmente captada no momento certo e com toda a naturalidade, deverá existir alguma emoção por parte de quem está do outro lado da câmera!  É muito importante que este profissional não compareça apenas com a incumbência de registrar mais um evento, e tudo o que for acontecendo. O casamento não é apenas uma cerimônia trivial, mesmo que ela ocorra até cinco vezes na mesma noite, em uma mesma igreja. Ela é especialíssima e única para cada um dos noivos e de suas famílias; cada registro desses casamentos fará parte da vida dessa família para sempre.

Para passar todas essas emoções para um álbum, o responsável pelo clique deverá estar emocionado e envolvido com esse clima, deverá conhecer minimamente a história desse casal e que tenha conversado com eles pessoalmente para indagar sobre os seus desejos e preferências, e que dê a oportunidade ao casal, de avaliar se haverá ou não uma empatia por este profissional, o que facilitará o relacionamento e uma entrega maior no dia do evento.

Encontrar uma empresa idônea, com excelente atendimento, comprometida com a excelente qualidade das imagens que serão impressas no álbum, não é só o que se quer do serviço fotográfico, e nem o que basta. É necessário que haja mais sensibilidade e entendimento do que as fotos de casamento realmente representam para os noivos. É muito importante que haja um contato anterior do fotógrafo com os noivos, para que algumas mínimas informações e emoção sejam passadas a ele. É preciso que haja um maior envolvimento antes do evento!

O ideal é iniciar a pesquisa e a seleção um ano antes, para garantir a contratação de um ótimo profissional, principalmente nos casos das empresas mais enxutas de fotografia, que tem equipes menores, visando garantir um serviço de altíssima qualidade. É importante informar-se sobre a empresa, sobre o histórico dos profissionais que irão registrar a cerimônia, avaliar sua capacidade técnica e os tipos de equipamentos, a emoção captada nas cenas, o estilo de fotografar ou filmar, e a experiência deles em eventos deste tipo. Estes profissionais devem ainda conhecer todos os detalhes dos rituais de cada tipo de cerimônia, além das regras ou exigências de cada igreja e celebrante. Ele deverá também ter conhecimento do cronograma, das principais pessoas a serem fotografadas,  e ainda se informar se haverá alguma situação delicada entre os familiares.

Uma entrevista com os noivos, pelo principal fotógrafo e videógrafo, que registrarão as imagens, é no mínimo essencial. O profissional que não estiver ambientado ao cerimonial e aos hábitos dos diferentes tipos de religião, terá dificuldade em se preparar para captar os momentos mais importantes, e poderá causar insatisfação aos noivos com a omissão de algumas fotos que eles esperavam. Os noivos devem se antecipar e questionar a empresa sobre esta reunião, e cooperar, fornecendo o máximo possível de informações sobre a sua história, orientando o profissional sobre as fotos que não podem faltar, as pessoas que deverão ser fotografadas, e situações delicadas.

Para a sessão de fotos, recomendamos que você reserve cerca de trinta minutos no cronograma da recepção, para efetuar as fotos posadas com os pais e padrinhos, em um espaço distante dos convidados, e antes de entrada de vocês no salão, e que permaneça com o buquê o máximo de tempo que puder. Não deixe de dançar a valsa ou uma música especial dos noivos, pois a cumplicidade do casal dançando e transpirando felicidade, e a evolução da noiva com o seu vestido, geram fotos muito bonitas.

Na essência, o álbum de fotos e o vídeo de casamento são um resumo de reportagens que contarão a história da comemoração do casamento, com cronologia e sequência de fatos registrados na medida certa para cada casal de noivos!

 
 


Voltaremos em breve com novos comentários e orientações sobre este assunto.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário