Pesquisar este blog

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Evento Sustentável - Um compromisso com o meio ambiente!

Evento Sustentável Por Sylvia Queiroz – 18fevereiro2012

Com o grande aumento das recepções de casamento, que não param de crescer desde o ano 2000, e com a crescente e cada vez mais urgente necessidade de pensarmos nos problemas do planeta, nada mais conveniente do que adotarmos certas atitudes e posturas de preocupação com o prejuízo que cada evento gera ao meio ambiente.
No Brasil já se iniciou um movimento em direção à sustentabilidade,  mas ainda de forma muito tímida e com poucos seguidores, se comparado ao que já é praticado em várias partes do mundo, com a realização das “eco weddings”, visando a preservação dos elementos naturais, a redução do lixo ou a reutilização dos elementos usados nos eventos.

A nossa comemoração não precisa se transformar radicalmente em um evento totalmente compromissado com a ecologia, mas se decidirmos utilizar pelo menos alguns dos itens que serão produzidos, usando materiais recicláveis ou ecologicamente corretos, contratar serviços e empresas que tenham algum compromisso com o meio ambiente, ou nos preocuparmos com o destino que  o lixo gerado terá após o evento, com certeza já poderemos dar uma pequena, mas importante contribuição à natureza.  Precisamos incentivar esse processo ou contribuir para que ele cresça e se torne uma atitude comum no dia a dia; precisamos alertar, ensinar e sensibilizar os mais jovens. Somente assim teremos a chance de suavizar os problemas que os nossos filhos, netos ou bisnetos enfrentarão num futuro muito próximo.

A sustentabilidade no setor de eventos tem como objetivo incentivar a adoção de posturas corretas em todo seu processo produtivo, através da adoção de estratégias que incluam a sustentabilidade, priorizando o equilíbrio na apropriação dos recursos financeiro, social e ambiental, soluções, promoções e engajamentos, estudos do desempenho e a repercussão no número de pessoas e comunidades  impactadas.

Este esforço, que já vem sendo adotado por algumas empresas organizadoras de eventos corporativos, principalmente quando os contratantes são empresas que já se engajaram nessa proposta, felizmente, vem alcançando, embora lenta e timidamente, os eventos sociais.

Há algum tempo, noivos americanos e europeus já adotam o conceito verde nos casamentos, embora para eles seja um pouco mais fácil, pois tradicionalmente a grande maioria dos eventos são realizados durante o dia. Cada vez mais a conscientização dessa necessidade deverá atingir mais pessoas, e nós, como organizadores, torcemos e nos esforçaremos para divulgar, sensibilizar e trabalhar para que essa conscientização seja mais efetiva, mais rápida e contagiante, no mais curto espaço de tempo.

Não é difícil organizar um casamento pensando em agredir o menos possível o meio ambiente. O primeiro passo é a conscientização do contratante do evento, da empresa organizadora e de boa parte da cadeia de serviços que se envolverá no evento. O segundo é tomar a decisão de realizar um casamento sustentável, e pensar, pesquisar e idealizar de que forma e com que ações será possível reduzir o impacto ao meio ambiente, sem prejudicar a elegância e a beleza do evento.

Mesmo antes de se pensar em utilizar elementos ecologicamente corretos na produção de um evento social, um passo muito simples, mas que depende da boa vontade de algumas pessoas envolvidas no processo, seria dar um destino correto ao lixo gerado na cozinha do evento. Infelizmente constatamos, na grande maioria dos eventos dos quais participamos, que não há uma separação correta do lixo por parte dos espaços e dos buffets, principalmente no tocante às latas de cerveja e das garrafas pet dos refrigerantes. É comum vê-las misturadas ao lixo comum, embora saibamos que na prática, esta iniciativa é de difícil execução em relação à logística na retirada deste lixo pela prefeitura, e no seu reaproveitamento.

Um buffet consome entre 35 a 45% dos custos do casamento, e é o item que mais gera lixo. Por conta da recepção, outros itens, também com altos gastos, são necessários, como a decoração, a sonorização e a iluminação do evento. Muita energia, muita água, madeira, flores e plantas, e muitos outros materiais diversos são consumidos por estes itens e muito lixo também é gerado.

A quantidade de eventos que ocorrem em cada sábado do ano, na capital de São Paulo, é enorme. Praticamente todos os espaços disponíveis ficam ocupados e podemos imaginar uma média de 250 a 300 convidados em cada evento. O lixo geralmente gerado por todas as embalagens que são utilizadas em cada evento é impressionante, e entre elas estão as de todos os ingredientes utilizados na produção dos alimentos;  nas latinhas de sucos, energéticos e cervejas; nas garrafas pet de águas e refrigerantes consumidas e nos copos de plástico utilizados eventualmente pelos bartenders; nas garrafas de vidro das bebidas alcoólicas, geralmente whisky, espumante, vinho tinto, vodka, saquê e cachaça;  na quantidade enorme de caixas de papelão necessárias para as entregas de diversos produtos, como os docinhos e os bem casados; no isopor das maquetes dos bolos cenográficos,  no total de óleo utilizado para o cozimento ou para as eventuais frituras e  de como este óleo é descartado, e finalmente todos o produt de limpeza necessário.

Pensar que na maioria dos lugares, quase todo esse lixo irá se misturar ao lixo comum, é decepcionante! Isso poderia ser totalmente evitado apenas com boa vontade, disciplina e consciência dos proprietários ou responsáveis pelos espaços e buffets, e de uma política mais organizada de coleta de lixo pela prefeitura. Os catadores de lixo estão espalhados por toda a cidade. A prefeitura determina algumas regras e taxas para embalagem e descarte desse lixo, mas parece não ser o suficiente.

As cooperativas de catadores estão em crescimento cada vez maior, mas ainda não dão conta de retirar todo o lixo gerado. As empresas que foram criadas para efetuar essas retiradas são poucas e se preocupam e se concentram mais no lixo dos laboratórios e clínicas médicas, cuja retirada é paga pela empresa que contratou o serviço de retirada, e tornando-se, portanto, onerosa para os buffets.

A dificuldade na retirada do lixo é o maior problema que encontramos para a não separação do lixo pelos buffets. O entrave na dificuldade da retirada, desmotiva ter o trabalho de separar, embalar e levar o lixo até um local de recebimento, que lhe dê um destino ecologicamente correto. E é esta atitude que precisamos, com urgência, mudar. Todos nós temos que nos engajar. Seja o Buffet separando o lixo no momento de sua geração, sejamos nós, organizadores, nos informando e cadastrando fornecedores comprometidos com o ambiente, e informando aos nossos clientes para que priorizem a contratação deles, ou seja através dos noivos, que se preocupem por contratar antecipadamente alguma cooperativa que aceite retirar o lixo, ou, finalmente,  uma parceria entre todos, pois afinal, o benefício será dividido entre todos nós.

Caso você se interesse pela redução de lixo, energia e poluição que será gerada pelo seu casamento, e assim contribuir com o planeta, segue algumas sugestões que tem sido adotadas em outras partes do mundo:

Convites: utilizar papel reciclado, principalmente para os eventos realizados ao ar livre ou durante o dia.  Para eventos menores  e menos formais, vale a pena pular a regra de etiqueta e enviar um convite virtual com um visual bem elaborado, e com a solicitação do RSVP online. Os sites dos noivos, que tanto facilitam a vida dos convidados, e fornecem todas as informações sobre o evento, já tem prestado uma ótima contribuição com a economia de telefonemas, de mão de obra e de tempo.

Cerimônia e recepção: Os eventos ao ar livre e realizados durante o dia, e que aproveitam a luz natural, favorecem a economia com  energia elétrica para a iluminação e o ar-condicionado, mas no Brasil a preferência é por eventos noturnos. Outra forma seria realizar a cerimônia e a recepção no mesmo espaço, o que além de confortável e prático para os convidados, evita o deslocamento de automóveis reduzindo o trânsito e a emissão de gases poluentes. Para eventos realizados em locais muito distantes, incentive a contratação de vans ou microônibus para o deslocamento dos convidados. Além de economizar combustível, o retorno para casa será mais seguro e eles poderão beber com mais tranquilidade.

Salão e Buffet: Procure um buffet que privilegie fornecedores locais e que também utilize alguns alimentos orgânicos. Evite ao máximo as frituras e pense na quantidade de óleo de cozinha que não será jogada no lixo, principalmente se o buffet não descartá-lo de forma correta. Informe-se sobre o destino que eles dão ao lixo no final do evento. Todos os buffets deveriam adotar a separação do lixo e a reciclagem. Algumas regras já foram instituídas mas poucos as seguem corretamente.

Decoração: usar somente flores da época e produzidas localmente, o que reduzirá custos de transporte e poluição. É possível optar também por flores orgânicas. Substitua boa parte das flores de corte pelas flores plantadas, que poderão servir também como lembrança para os convidados, ou serem doadas ou  replantadas.
É possível doar as flores utilizadas no evento para uma instituição que se prontifica a estender a vida útil dessas plantas, retirando-as no final do evento e levando-as a uma central onde serão transformadas em buquês e entregues a asilos e casas de repouso, como o que realiza com muito sucesso a Flor Gentil –  www.florgentil.com.br
“Eco friendly plants”: considere colocar, como centro de mesa, flores plantadas dentro de potes “to go”,  para que seus convidados possam levá-los quando saírem do evento, reduzindo assim o uso de plantas ou flores de corte e já representar um tipo de lembrancinha.  Outra opção é dar sementes de flores ou mini mudas aos convidados.

Iluminação: Para reduzir o gasto de energia com os pontos de iluminação, utilize o máximo possível  luminárias com velas, pois a sua parafina é reutilizável, cria um ambiente super agradável, e economiza energia. Já existe a iluminação interna para vasos com led embutido. Embora ainda bem mais cara que os spots comuns, a luz de led consome pouquíssima energia, além de ser possível o uso de baterias. Mas aqui, ainda temos um outro vilão: as pilhas.

Buquê da noiva: se não pretende entregar o buquê para alguém especial, nem enquadrá-lo para eternizá-lo,  uma ótima opção que teve início nos EUA é a tentativa de plantá-lo e tentar cultivá-lo em um jardim ou em um vaso. Será necessário solicitar informações sobre as providências corretas para que as flores se reproduzam, ou já escolher um buquê com flores e folhas que possam se reproduzir após serem plantadas. Assim como no relacionamento, representa a necessidade de se cultivar, regar e cuidar a cada dia. É sem dúvida uma excelente idéia! já pensou em poder olhar para cada florzinha que nascer diretamente do seu buquê! Deve ser uma emoção indescritível.

Vestido: A escolha do traje da noiva pode parecer um grande desafio de um casamento sustentável. Uma maneira bem simples de resolver esse problema é reutilizar trajes antigos. A noiva pode reformar o vestido usado pela mãe ou avó dela para utilizá-lo neste dia especial. O aluguel de vestidos também é uma ótima opção. Caso queira um vestido único, procure utilizar tecidos especiais.

Alianças: se informe sobre os modelos confeccionados com metais reciclados e diamantes extraídos de forma responsável. Um anel antigo da família, e que vem sendo guardado e passando de geração para geração, sem uso por estar fora de moda, pode ser reformado e se tornar a melhor forma de homenagem aos antepassados.

Há ainda outras formas de organizar um evento respeitando um pouco mais a natureza e pensando na diminuição do lixo gerado.

Simplifique: Sempre que você puder, quando você puder e sem comprometer o estilo do seu evento, evite comprar produtos com embalagens que se mostrem muito caras. Se a embalagem puder ser reutilizada pelo fornecedor do produto, procure deixá-la no estabelecimento, não a leve para casa. É claro que a embalagem do produto fez parte do custo e você está pagando por ela, mas se o destino que você dará a ela é jogá-la no lixo após usar o produto, que diferença fará para você?
Evite seguir os modismos. Avalie se é realmente necessário fazer tudo o que todos fazem e comprar tudo o que todos oferecem. Siga o seu instinto e seus compromissos de consumo. Você não tem que fazer algo que está na moda no momento, faça apenas o que realmente lhe interessa;  seja diferente e preserve a sua individualidade! Você será aplaudida por isso.
Não é obrigatório oferecer uma lembrancinha ao convidado, além do já tradicional bem casado, já que a maioria dos convidados poderá se desfazer dela ou repassá-la a terceiros, se não lhe for útil. Dê preferência a algo comestível, como cookies, chocolates, balas, macarons, ou o que se beba, como garrafinhas de água. 
A festa, a comida, a bebida, a música,  a oportunidade  de  desfrutarem de tudo isso, e terem tido a honra de terem sido convidados, já é o seu presente para eles. Ofereça um bom divertimento e eles nem se preocuparão ou notarão a ausência da lembrancinha.
Se faz questão de fazer algo realmente importante e diferente,  entregue junto com o bem casado um cartão dizendo que doou, em nome do convidado, um valor para compensar a emissão de carbono gerada pelo seu evento.

Priorize:  defina quais são a suas prioridades e invista nelas, economizando naquelas para as quais você não dá tanta atenção. Evite se endividar para ter a melhor grife da cidade. Para alguns itens de decoração, lembrancinhas, e pequenos detalhes que exigem o trabalho manual, pesquise ONG’s que possam desenvolver o mesmo produto, por um custo muito mais baixo, e ainda permitir a geração de uma renda extra para a comunidade carente, que na maioria das vezes servirá para comprar bens de primeira necessidade como alimentos, agasalhos ou remédios, e não apenas para engrossar os lucros de uma empresa tradicional e bem estabelecida. Ou procure saber quais dessas empresas terceirizam esses trabalhos para as ONGs.

Reuse:  procure reutilizar tudo o que estiver em perfeito estado e que tem excelente qualidade. Procure se há algo que já possua ou que seja da família e que possa ser utilizado novamente em seu evento, mesmo que com alguma modificação ou nova roupagem. Com certeza o objeto trará um valor emocional importante.
O simples fato de realizar a cerimônia no mesmo espaço da recepção, além de ser mais econômico, de facilitar a vida e o trabalho de todos, ainda trará um grande benefício ao ar, reduzindo um pouco a poluição e economia de combustível, com a diminuição do transporte e deslocamento dos convidados.

Recicle: se procurarmos com boa vontade e atenção, veremos que os decoradores poderão descobrir e utilizar muitos materiais descartados para os seus arranjos, como bonitas garrafas de vinho, latas de alumínio e bases de fibras naturais; estilistas poderão repaginar o vestido de sua mãe;  procurar fornecedores que utilizem em seus produtos itens reciclados, principalmente para confeccionar lembrancinhas; convites que utilizem papel reciclado; mobiliários produzidos com madeira ecológica, ou produzidas com base em fibras vegetais.
Outra opção é observar o que seria possível reciclar ao final do evento, principalmente  na cozinha do evento. Latinhas de cerveja e energético, garrafas pet dos refrigerantes e garrafas de vidro das bebidas alcoólicas. Caso o buffet não efetue a separação ou reciclagem do material, consulte se seria possível colocar containers específicos para esse fim, e ter alguém que os retire no dia seguinte ao evento; ou, ter alguém que permaneça no local durante o evento, para recolher todo este lixo, e prepará-lo para a retirada no final.

SOS Mata Atlântica (programa Florestas do Futuro) - Filme “Com 1 limão, 2 limonadas” referente ao casamento sustentável de Sabrina Campos, que adotou a sustentabilidade na realização de seu próprio casamento:  mms://videos.tvcultura.com.br/reportereco-videos/20070624-casamentosustentavel-150k.wmv

Refita e tente se engajar!
Conte conosco!

Sylvia Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário