O que perguntar aos
Fornecedores de Casamento antes de contratá-los
Por: Sylvia Queiroz – Organização de Casamentos e
Recepções
Contratar
um grupo ideal de fornecedores é a dificuldade maior e crucial durante o
planejamento do casamento dos seus sonhos. Poderá ser bem estressante, e uma
distração sua, ou um erro grave de um deles, poderá comprometer o resultado
final.
Como
encontrar então o fornecedor que mais combina com você? Como saber em quem
confiar? Com quem você poderá se aconselhar?
Em
primeiro lugar, lembre-se que planejar um casamento, realmente não é uma tarefa
fácil e nem comum para os casais. Não se planeja um casamento com frequência, e
este é um assunto totalmente novo para vocês.
É
então, perfeitamente normal, que vocês se sintam preocupados, confusos e
frustrados. Portanto, em primeiro lugar, sejam muito pacientes consigo mesmos.
Lembramos
que ao contratar uma boa empresa de Assessoria
de Casamentos, logo que vocês resolverem
casar, ficarão completamente livres desta longa fase de insegurança e
preocupação, e poderão usufruir, com muita tranquilidade, apenas os bons e
deliciosos momentos da organização, como a definição dos detalhes de todos os
itens, das degustações e das provas de produtos.
Mas,
se você optou por seguir sozinha nesta fase de prospecção de fornecedores, e na
intenção de reduzir um pouco a sua insegurança, ansiedade e preocupação,
fornecemos abaixo algumas dicas para tentar encontrar o melhor para vocês:
Faça
a lição de casa. O
primeiro passo você já deve ter dado, que á a busca de indicações com os amigos
que já se casaram, e também a busca de fornecedores, para diversos serviços,
pela internet. Ao visitar os sites, analise bem todo o seu conteúdo, a
apresentação da empresa, a formação e experiência dos profissionais, e a qualidade
dos eventos realizados, através da galeria de fotos. Leia com atenção os
testemunhos que os noivos costumam deixar nos sites dos fornecedores, ou
nos “chats” de noivas. Certamente só haverá comentários positivos, mas
analise muito bem os pontos fortes que mais lhe agrada. Se ficar satisfeita
com as informações, faça o contato pedindo uma apresentação, e agende uma visita
ao escritório da empresa.
Desta forma, ao se encontrar com o
fornecedor, você já saberá bastante sobre ele e poderá questionar sobre todas
as suas dúvidas em relação ao trabalho dele ou sobre o produto, otimizando
assim o seu tempo.Visite todos os potenciais fornecedores, mesmo que eles tenham sido recomendados por amigos! As suas preferências, gostos e exigências, certamente não serão as mesmas que as deles. O seu casamento é especial, único e deverá ser avaliado como tal pelo fornecedor. Não deixe de ir pessoalmente conhecer o escritório dele, verificar o material do trabalho que ele executa, e principalmente, se terá empatia por ele. Este ponto é fundamental para se iniciar um bom relacionamento, e para que você não se torne apenas mais uma cliente, ou mais uma data no calendário.
Pergunte, pergunte e pergunte. Não há perguntas estúpidas! Certifique-se de sair do escritório com todas as suas dúvidas bem esclarecidas. Quando não entender, pergunte novamente. Não assine o contrato sem que tudo tenha sido satisfatoriamente entendido e resolvido. Um bom profissional tem que ser paciente e sempre ajudar os noivos a entenderem detalhadamente os serviços que oferece. Se ele se mostrar impaciente, ou não souber responder, esqueça! Procure outro.
Preste atenção. Ouça atentamente tudo o que ele diz e acompanhe a sua linguagem corporal. Observe se ele se sente seguro, firme, desenvolto e confortável com o que está dizendo. Às vezes, é só um discurso decorado, e não necessariamente uma descrição de sua efetiva experiência. Questione quando não compreender o que ele disser, ou se sentir desconfiada e insegura. Peça para ver exemplos se necessário.
Confira as referências. Portfolios, material de divulgação e anúncios em revistas nem sempre são suficientes para demonstrar a boa performance do profissional. Eles foram muito bem produzidos, bem editados e podem ser lindos, mas ainda assim não conseguem refletir totalmente a qualidade do desempenho da empresa. Peça sempre referências para clientes e também para outros fornecedores. Confira se há queixas sobre a empresa no Procon ou no Reclame Aqui, e também a situação do CNPJ.
Se
você escolher com cuidado os bons fornecedores, certamente receberá explicações
muito satisfatórias e aconselhamentos, não só durante a primeira entrevista,
mas por todo o período, até o dia do casamento, pois eles se preparam muito bem para
isso!
Principais perguntas a serem efetuadas durante a 1ª visita
1.
Quantos casamentos costuma realizar
por ano, há quanto tempo está no mercado, e qual é a sua experiência: Nem sempre uma grande quantidade de
eventos realizados por ano é garantia de qualidade. Dependendo do tipo de
serviço, poderá ser que o serviço esteja sendo delegado para várias equipes e
pessoas, e portanto, você certamente não terá o principal fornecedor
pessoalmente no dia do casamento. Isto é
muito importante questionar, principalmente nos itens de Assessoria, Foto, Vídeo
e DJ. Tente identificar quem comparecerá
ao evento antes de contratar.
2. Quanto
custa? Está deveria
ser a última pergunta a ser feita e a última a ser respondida. Se você não entender claramente o que está
sendo oferecido, não poderá julgar se vale ou não o que está sendo cobrado. O
preço nem sempre é o fator mais importante, e dependerá do conhecimento, do
talento, da experiência e da reputação do fornecedor. Geralmente os melhores
profissionais tem um preço superior à média do mercado, mas com certeza valerá
a pena, visto que é quase uma garantia de que ele não lhe causará problemas, e
poderá, na maioria das vezes, entregar algo superior à sua expectativa. Comprar algo com preço muito
inferior, e de menor qualidade, certamente ocasionará vários aborrecimentos no
final, dos quais você se lembrará para sempre.
3.
O que está incluso no preço? Como os pacotes de cada fornecedor
costumam variar, tenha certeza que os serviços inclusos no preço de um
fornecedor mais caro, não venha a ser cobrado posteriormente como um “serviço
extra”, no pacote de um outro fornecedor com preço inferior. Peça um descritivo
detalhado contendo todos os serviços oferecidos, e que este faça parte do
contrato.
4.
Cancelamentos: Certifique-se de perguntar e exija
que conste do contrato todas as condições de cancelamento, para as duas partes. Analise se elas não são abusivas.
5.
Contratos: Nunca, jamais, feche qualquer
serviço apenas verbalmente. Peça um contrato ou documento por escrito, que fixe
todos os detalhes discutidos na contratação entre as duas partes. Leia com
muita atenção antes de assinar. Guarde-o até a finalização dos serviços.
6.
Taxas adicionais: Esclareça se haverá alguma taxa
extra a ser cobrada, além do valor acordado no contrato. Questione a
necessidade, e em que situações ela seria aplicada.
Desejamos
que estas informações facilitem o seu trabalho, mas se quiser a nossa ajuda
para esta fase complexa da organização, agende uma visita conosco e lhe
explicaremos todos os detalhes do serviço de assessoria e como poderemos contribuir.
Contamos
com uma equipe excelente de parceiros, para todos os serviços e para todas as
faixas de investimento. Afinal, a comemoração do casamento não deveria ser considerada como uma “despesa”,
e sim como um investimento na alegria, na felicidade e na união das pessoas. Comemora-se um dos mais importantes ritos de
passagem das nossas vidas, que á o início da formação de uma família!
Sylvia Queiroz
organização de casamentos e recepções
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