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sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Contratação de Fornecedores - Dicas Sylvia Queiroz


O que perguntar aos Fornecedores de Casamento antes de contratá-los



Por: Sylvia Queiroz – Organização de Casamentos e Recepções


Contratar um grupo ideal de fornecedores é a dificuldade maior e crucial durante o planejamento do casamento dos seus sonhos. Poderá ser bem estressante, e uma distração sua, ou um erro grave de um deles, poderá comprometer o resultado final.

Como encontrar então o fornecedor que mais combina com você? Como saber em quem confiar? Com quem você poderá se aconselhar?

Em primeiro lugar, lembre-se que planejar um casamento, realmente não é uma tarefa fácil e nem comum para os casais. Não se planeja um casamento com frequência, e este é um assunto totalmente novo para vocês.
É então, perfeitamente normal, que vocês se sintam preocupados, confusos e frustrados. Portanto, em primeiro lugar, sejam muito pacientes consigo mesmos.

Lembramos que ao contratar uma boa empresa de Assessoria de Casamentos,  logo que vocês resolverem casar, ficarão completamente livres desta longa fase de insegurança e preocupação, e poderão usufruir, com muita tranquilidade, apenas os bons e deliciosos momentos da organização, como a definição dos detalhes de todos os itens, das degustações e das provas de produtos.

Mas, se você optou por seguir sozinha nesta fase de prospecção de fornecedores, e na intenção de reduzir um pouco a sua insegurança, ansiedade e preocupação, fornecemos abaixo algumas dicas para tentar encontrar o melhor para vocês:

Faça a lição de casa. O primeiro passo você já deve ter dado, que á a busca de indicações com os amigos que já se casaram, e também a busca de fornecedores, para diversos serviços, pela internet. Ao visitar os sites, analise bem todo o seu conteúdo, a apresentação da empresa, a formação e experiência dos profissionais, e a qualidade dos eventos realizados, através da galeria de fotos. Leia com atenção os testemunhos que os noivos costumam deixar nos sites dos fornecedores, ou nos “chats” de noivas. Certamente só haverá comentários positivos, mas analise muito bem os pontos fortes que mais lhe agrada. Se ficar satisfeita com as informações, faça o contato pedindo uma apresentação, e agende uma visita ao escritório da empresa.
Desta forma, ao se encontrar com o fornecedor, você já saberá bastante sobre ele e poderá questionar sobre todas as suas dúvidas em relação ao trabalho dele ou sobre o produto, otimizando assim o seu tempo.

Visite todos os potenciais fornecedores, mesmo que eles tenham sido recomendados por amigos! As suas preferências, gostos e exigências, certamente não serão as mesmas que as deles. O seu casamento é especial, único e deverá ser avaliado como tal pelo fornecedor. Não deixe de ir pessoalmente conhecer o escritório dele, verificar o material do trabalho que ele executa, e principalmente, se terá empatia por ele. Este ponto é fundamental para se iniciar um bom relacionamento, e para que você não se torne apenas mais uma cliente, ou mais uma data no calendário.

Pergunte, pergunte e pergunte. Não há perguntas estúpidas! Certifique-se de sair do escritório com todas as suas dúvidas bem esclarecidas. Quando não entender, pergunte novamente. Não assine o contrato sem que tudo tenha sido satisfatoriamente entendido e resolvido. Um bom profissional tem que ser paciente e sempre ajudar os noivos a entenderem detalhadamente os serviços que oferece. Se ele se mostrar impaciente, ou não souber responder, esqueça! Procure outro.

Preste atenção. Ouça atentamente tudo o que ele diz e acompanhe a sua linguagem corporal. Observe se ele se sente seguro, firme, desenvolto e confortável com o que está dizendo. Às vezes, é só um discurso decorado, e não necessariamente uma descrição de sua efetiva experiência. Questione quando não compreender o que ele disser, ou se sentir desconfiada e insegura. Peça para ver exemplos se necessário.

Confira as referências. Portfolios, material de divulgação e anúncios em revistas nem sempre são suficientes para demonstrar a boa performance do profissional. Eles foram muito bem produzidos, bem editados e podem ser lindos, mas ainda assim não conseguem refletir totalmente a qualidade do desempenho da empresa. Peça sempre referências para clientes e também para outros fornecedores. Confira se há queixas sobre a empresa no Procon ou no Reclame Aqui, e também a situação do CNPJ.

Se você escolher com cuidado os bons fornecedores, certamente receberá explicações muito satisfatórias e aconselhamentos, não só durante a primeira entrevista, mas por todo o período, até o dia do casamento, pois eles se preparam muito bem para isso!

Principais perguntas a serem efetuadas durante a 1ª visita

1.   Quantos casamentos costuma realizar por ano, há quanto tempo está no mercado, e qual é a sua experiência: Nem sempre uma grande quantidade de eventos realizados por ano é garantia de qualidade. Dependendo do tipo de serviço, poderá ser que o serviço esteja sendo delegado para várias equipes e pessoas, e portanto, você certamente não terá o principal fornecedor pessoalmente no dia do casamento.  Isto é muito importante questionar, principalmente nos itens de Assessoria, Foto, Vídeo e DJ.  Tente identificar quem comparecerá ao evento antes de contratar.

2.   Quanto custa? Está deveria ser a última pergunta a ser feita e  a última a ser respondida. Se você não entender claramente o que está sendo oferecido, não poderá julgar se vale ou não o que está sendo cobrado. O preço nem sempre é o fator mais importante, e dependerá do conhecimento, do talento, da experiência e da reputação do fornecedor. Geralmente os melhores profissionais tem um preço superior à média do mercado, mas com certeza valerá a pena, visto que é quase uma garantia de que ele não lhe causará problemas, e poderá, na maioria das vezes, entregar algo superior à sua expectativa. Comprar algo com preço muito inferior, e de menor qualidade, certamente ocasionará vários aborrecimentos no final, dos quais você se lembrará para sempre.

3.   O que está incluso no preço? Como os pacotes de cada fornecedor costumam variar, tenha certeza que os serviços inclusos no preço de um fornecedor mais caro, não venha a ser cobrado posteriormente como um “serviço extra”, no pacote de um outro fornecedor com preço inferior. Peça um descritivo detalhado contendo todos os serviços oferecidos, e que este faça parte do contrato.

4.   Cancelamentos: Certifique-se de perguntar e exija que conste do contrato todas as condições de cancelamento, para as duas partes. Analise se elas não são abusivas.

5.   Contratos: Nunca, jamais, feche qualquer serviço apenas verbalmente. Peça um contrato ou documento por escrito, que fixe todos os detalhes discutidos na contratação entre as duas partes. Leia com muita atenção antes de assinar. Guarde-o até a finalização dos serviços.

6.   Taxas adicionais: Esclareça se haverá alguma taxa extra a ser cobrada, além do valor acordado no contrato. Questione a necessidade, e em que situações ela seria aplicada.


Desejamos que estas informações facilitem o seu trabalho, mas se quiser a nossa ajuda para esta fase complexa da organização, agende uma visita conosco e lhe explicaremos todos os detalhes do serviço de assessoria e como poderemos contribuir. 

Contamos com uma equipe excelente de parceiros, para todos os serviços e para todas as faixas de investimento. Afinal, a comemoração do casamento não deveria ser considerada como uma “despesa”, e sim como um investimento na alegria, na felicidade e na união das pessoas.  Comemora-se um dos mais importantes ritos de passagem das nossas vidas, que á o início da formação de uma família!

Sylvia Queiroz
organização de casamentos e recepções

                                                           

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